Violinista paulistano Jessé Reis é o vencedor do Prelúdio 2016, da TV Cultura

violinista-paulistano-jesse-reis-e-o-vencedor-do-preludio-2016-da-tv-cultura

Com a presença de um público emocionado que lotou a Sala São Paulo, Jessé Reis, violinista de 19 anos, morador de São Miguel Paulista, periferia de São Paulo, foi o vencedor da grande final do Prelúdio 2016, exibida no último domingo (18/12), na TV Cultura.

O único concurso de música clássica da tevê brasileira teve uma disputa acirrada em suas oito eliminatórias, quatro pré-semifinais e duas semifinais. A grande final não foi diferente. Jessé Reis disputou o prêmio com solistas de peso, a soprano Laura Duarte, de 27 anos; o fagotista Luis Chávez; e Públio da Silva, oboísta, ambos de 25 anos.

O corpo de jurados foi composto pela bailarina Ana Botafogo; pelo sociólogo e grande incentivador da música clássica José Pastore; pelo jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo; e pelo pianista e professor Gilberto Tinetti.

Amante do violino, já por volta dos seis anos Jessé Reis se dedicava a aprender e estudar, espontaneamente, cada nova etapa do instrumento. Seu pai, também violinista, sempre o influenciou e ensinou os toques principais. Por isso, o orgulho que ele trazia a seus familiares foi tornando-se ainda maior.

Desde cedo, dizia: ‘‘quero poder ter muito dinheiro para comprar uma casa nova’’. E apesar da distância que, hoje, separa pai e filho, ambos continuam muito presentes na vida um do outro. Seu maior sonho é tocar música de qualidade, expandir seu conhecimento na área e viajar para o exterior. Sonho que agora, após vencer o Prelúdio 2016, vai poder realizar.

Jessé ganhou como prêmio uma bolsa de estudo de três anos na Academia Franz Liszt, em Budapeste.

Anúncios

Os comentários estão desativados.