6 sinais de que suas relações de trabalho não estão indo bem

trabalho em equipe.jpg

1. Você não sabe com o que os seus colegas se importam

Se você fosse questionado sobre duas coisas que são importantes para seus colegas de trabalho, você conseguiria responder? Se você não sabe, por exemplo, que um deles é excelente em jardinagem, o outro é apaixonado por vinhos do sul da França ou que o terceiro é um atleta empenhado, isso significa que você não demonstra curiosidade sobre os interesses de seus colegas. Pode até parecer mais eficiente manter apenas conversas sobre o que deve ser feito no trabalho, mas não é. Quando você tem uma visão 360° das pessoas que trabalham com você – o que gostam e odeiam, o que os deixa nervosos, como estão conectados – é provável que você tenha uma noção melhor de como trabalhar com eles de maneira mais eficaz. Você vai saber o que os motiva, entender seus pontos fortes e conhecimentos e também estará mais apto para evitar suas fraquezas e questões sensíveis.

2. Você não entende as piadas do grupo

Você já se sentiu deslocado quando, no ambiente de trabalho, durante um intervalo ou almoço, alguém disse alguma coisa e todo mundo deu risada? Piadas de grupo são um poderoso mecanismo para a criação de laços. Na verdade, psicólogos sociais consideram que uma das cinco questões centrais das funções do humor é “consolidação de adesão ao grupo”. Se você não está entendendo as piadas da equipe, você provavelmente não é considerado parte dela. Passar mais tempo com os integrantes do grupo em encontros vai remediar os dois problemas – você vai entender as piadas e será considerado um membro dele. Ao mesmo tempo, você vai começar a enxergar como a equipe funciona, como seus integrantes apoiam o sucesso um do outro e o que você precisa fazer para ser parte disso.

3. De alguma maneira você é deixado de lado na divulgação de notícias importantes

Os dois sinais citados anteriormente talvez pareçam fracos caso você esteja comprometido com a filosofia “estou aqui para trabalhar”. Mas é muito comum que a falta de tempo para se conectar com seus colegas de forma pessoal – seja individualmente ou como grupo – gere um impacto profissional real. Na maioria das empresas, um boato é o melhor e mais rápido veículo de comunicação – mais eficiente do que qualquer canal oficial. Se as pessoas não se sentirem conectadas a você, a probabilidade de estar incluído nessa comunicação informal é muito pequena – e você não terá informações que podem ser cruciais para o seu sucesso. Se, por exemplo, todos em seu escritório souberem que o lançamento de determinado produto vai ser adiado, eles poderão, consequentemente, reorganizar suas prioridades – e você não. Ou seja: você estará compenetrado e concentrando energia em algo que não é prioritário, enquanto outras coisas, mais importantes, estão sendo deixadas de lado.

4. Ninguém te apoia quando você discorda de algo em uma reunião

Se você está focado apenas em terminar seu trabalho, provavelmente não está empregando nenhuma energia em apoiar seus colegas – a não ser que isso interfira diretamente no seu sucesso. Pode parecer óbvio, mas se você não se arriscar pelos outros, eles não se arriscarão por você. Então, quando você discordar, durante uma reunião, de uma posição mais popular ou de alguma exposição do seu chefe, pode receber em troca um grande silêncio – em vez de apoio. Muita gente fica surpresa quando isso acontece, principalmente quando tem certeza de que, pelo menos, dois ou três colegas, pensam da mesma maneira.

5. Quando você é criticado, ninguém se oferece para ajudar

Esta é uma nova versão do último sinal citado. Se você perceber que passa noite após noite no trabalho, enquanto a maioria de seus colegas deixaram o departamento às 17h30, se pergunte se você já ficou até tarde para ajudar alguém. É muito simples: se ninguém está facilitando sua vida, é porque você não facilita a vida de ninguém. Com certeza existem exceções a essa regra – algumas pessoas ficam extremamente felizes em receber sem dar nada em troca. Entretanto, se ninguém na sua equipe está te ajudando, esse é um bom indicador de que você está sendo egoísta. Relações humanas são construídas com base em uma via de mão dupla. Conquistar bons relacionamentos no trabalho significa criar um fluxo de dar e receber apoio, informação, orientação e diversão.

6. Você não é promovido

Não se esqueça: seu chefe (ou talvez o chefe do seu chefe) não é a única pessoa que toma decisões caso você tenha a chance de ser promovido. Geralmente, o responsável pela decisão final é influenciado por outras pessoas na empresa, com quem ele discute e reúne informações sobre você. E se você não tiver relações boas e de apoio mútuo com essas pessoas, é pouco provável que elas falem bem de você quando questionadas.

Fonte: Forbes Brasil

Anúncios

Os comentários estão desativados.